quarta-feira, 15 de abril de 2009

PROCESSOS SOCIAIS

Processos Sociais

Os aspectos dinâmicos das relações sociais através das diferentes forma de processo social:
· contato social, aspectos primário e fundamental, do qual dependem os outros processos ou relações sociais.
· _Cooperação, requisito indispensável para a manutenção e continuidade dos grupos e sociedades.
· Competição e conflito, fatores dissociativos, que alteram as relações entre sociedades.
· Adaptação, acomodação e assimilação .fatores associativos que sucessivamente propiciam certo grau de adesão e conformidade ás normas estabelecidas; a diminuição do conflito e o estabelecimento de um modus vivendi; a integração sociocultural entre indivíduo e grupos no âmbito de uma sociedade.


Tipos de isolamentos

· O isolamento espacial ou físico.É a ausência de contatos ocasionada por fatores segregadores de caráter geofísicos , ou seja, montanhas , vales florestas, desertos, pântanos , rios oceanos. Esses fatores e a distância entre as comunidades funcionam como isolantes , quando os meios de comunicação e os transportes de que dispõe a comunidade que vai determinar sua capacidade de contornar esses fatores.

· Isolamento estrutural .É constituído pelas diferenças biológicas tais como sexo , raça, idade .A sociedade atribui funções e atividades diversas a homens e mulheres e, em conseqüência ,cria diferença de interesses.É praticamente geral em todas as sociedades, esta diferenciação por sexo; entretanto, é condicionada pela cultura particular do grupo. Este aspecto cultural origina diferenças entre as sociedades, como em países do Oriente Médio (muçulmano), a segregação dos sexos era estritamente rígida e, nas raras ocasiões que a mulher pudesse estar na presença de outros. Que não seus familiares que deveria ter o rosto coberto por véu.

· Isolamento funcional.Tem origem nos defeitos físicos- cegueira, surdez mudez e outros limitações físicas. Essas deficiência impedem , muitas vezes, a comunicação, como no caso mais conhecido de Hellen Keller, cujo processo de socialização só foi possível quando sua preceptora, extremamente dedicada, conseguiu vencer a barreira formada por sua deficiência física que a isolava do mundo.

· Isolamento psíquico.Ocasionado por motivos baseados na própria personalidade, como interesses diferentes de, gostos temperamentos, pontos de vista atitudes sentimentos existentes entre indivíduos pertencentes a uma mesma cultura.Essa diferença originam-se do fato de que fazendo parte de grupos sociais diversos, a sua experiência embora membros da mesma sociedade, seja diferente. É o isolamento que se verifica entre o cientista e o analfabeto, entre o homem do campo e o da cidade.

· Isolamento habitudinal. Diz respeito à separação ocasionado pela diferença de hábito costumes, uso, linguagem, religião e outros fatores.O primeiro e mais óbvio exemplo é o daqueles que não falam a mesma língua, cuja comunicação só poderá ser feita através de gestos.Mas essa diferença de linguagem não é a única entre eles.Diferentes povos, em virtude de sua cultura característica, criam diferentes de hábitos e até de perspectivas em relação ao mundo.

Tipos de contato

O importante no contato social não é apenas o estímulo-reação, mas a interpretação, o aspecto social do contato que está baseado na comunicação de significados. Vejamos como podem ser os contatos.

· Contatos diretos.Ocorrem por meio da percepção física; portanto realizados face a face, e contatos indiretos ; realizados através de intermediários ou de meios técnicos de comunicação: telefone , carta , telegrama , radio , telex , periódicos , livros e outros. Exemplo : contato direto : o médico atendente pessoalmente seu paciente ; o técnico dando instruções aos jogadores ; o professor ministrando aula a seus alunos . Indireto : qualquer acontecimento , através de ligações telefônicas , radiofônicas , de telex , inclusive com o uso de satélites . Desta maneira , informantes e informados estão em contínuo contato indireto .

· Contatos voluntários.São contatos sociais derivados da vontade própria dos participantes , de maneira espontânea , sem coação . Opõem-se aos contatos involuntários , que derivam da imposição de uma das partes sobre a outra . Exemplo : contatos entre guardas e prisioneiros .

· Contatos o passado . têm por finalidade a transmissão da herança social através do estudo histórico ou do intercâmbio com gerações viva , mas velhas , e contato com o presente , cuja finalidade é colher idéias ou atitudes de outros grupos , dando origem a um processo de mobilidade e mudança . É de importância fundamental .


· Contato primários .(Gooly ) . São pessoais, íntimos e espontâneos, em que os indivíduos tendem a compartilhar de suas experiências particulares ; envolve.Elemento emocional, permitindo certa fusão de individualidade que dão origens aos “ nós “. O contato é completo, considerado como um fim em si mesmo. Exemplos: família , grupos de amizade e de vizinhança . contatos secundários . Formas , impessoais , raciais e calculados , geralmente superficiais , envolvendo apenas uma faceta da personalidade . Exemplo : aeromoça e passageiros de um avião ; comprador e vendedor de um grande magazine .

· Contatos categóricos (Shaler) . Resultam da classificação que fazemos de uma pessoa desconhecida , baseada em sua aparência física , cor da pele , feições , profissão etc .Ao vermos um elemento maltrapilho , nossa atitude, em relação a ele , diferente daquela que teríamos em relação a um bem vestido.O uniforme e as indumentárias específicas revelam-nos a profissão de um indivíduo , mas nada nos dizem sobre suas qualidades pessoais.


Conceito de interação

Interação social é a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduo em contato. Distingue-se da mera interestimulação em virtude de envolver significados e expectativas em relação às ações de outras pessoas. Podemos dizer que a interação é a reciprocidade de ações sociais.

Formas de comunicação

A comunicação, forma importante, é fundamental para o homem, enquanto ser social, e para a cultura. Ela pode dar-se através de:

· Meios não vocais, como expressões, traços fisionômicos etc. Determinadas expressões de alegria, tristeza, desagrado ou raiva, movimentos de olhos trejeito da boca e suspiros, o ruborizar-se, empalidecer, chorara rir expressões corporais como a postura e movimentos de mãos e ombros etc.

· Sons inarticulados, baseados em emoções e inflexões de voz..Determinados sons mesmo que não se articulem em palavras, são por nós interpretados ainda com base em experiências pessoais; as inflexões de voz são importantes, pois, vezes, reagimos não ás palavras, mas à maneira como são ditas;

· Palavras é símbolos .determinadas categorias profissionais grupos etários e regiões geográficas têm significados específicos para grande parte dos vocábulos de uma linguagem comum. Os símbolos , por sua forma e natureza, evocam perpetuam ou substituem, num determinado contexto, algo abstrato ou ausente.
Ex: cruz bandeira, escudos etc.


Tipos de cooperação

A cooperação pode ser:

· Temporária: Os indivíduos reúnem-se para a execução de uma tarefa durante um período determinada.Exemplos :fazer uma lição em conjunto, mutirão.

· Contínua.Quando ocorre entre indivíduos ou grupos que fixados em determinado local, necessitam sempre da colaboração uns dos outros, exemplos ; controle da poluição;

· Direta: Os indivíduos ou grupos realizam , em conjunto, coisas semelhantes . divide-se em trabalho associado – amigas fazendo compras juntas em supermercado:trabalho suplementar- mutirão integração de trabalhos diversos -cuja característica principal é que os trabalhos diferentes visam á consecução de objetivos comuns.exemplo: construção de uma residência, havendo a necessidade do trabalho de diferentes especialistas.

Forma de conflito

A conceituação mais aceita de conflitos é , pois , uma contenda entre aos indivíduos ou grupos em que cada qual dos contendores almeja uma solução que exclui a deseja pelo adversário.

O conflito pode apresentar -se de diversas maneiras:

· Rivalidade que compreende ciúme e antagonismo.Exemplo:duas moças que querem conquistar o mesmo rapaz;

· Debate controvérsia a respeito de pontos de vista, idéias ou crenças diferentes, entre indivíduos ou grupos Exemplo: debate em torno da reforma fiscal.

· Discussão ,forma de debate mais acalorada, com troca de palavras ásperas. Exemplo:
Altercação entre torcedores exaltados de diferentes times de futebol:

· Litígio ,demanda judicial entre partes contrárias. Exemplo: disputa entre firmas por um “símbolo” da “marca”.

· Contenda, briga entre indivíduos ou grupos. Exemplo:entre gangs juvenis;

· Guerras, luta com armas entre nações ou partidos Exemplo: revolução Francesa; guerra civil Espanhola; Segunda Guerra Mundial.


Níveis De Adaptação

A adaptação do indivíduo ao meio social realiza-se principalmente em três níveis:

· Biológicas e psicomotor:o indivíduo desenvolve determinadas necessidades fisiológicas, gostos e atitudes corporais através do conhecimento de seu organismo neurofisiológico, e de seu aparelho sensitivo-motor.Podemos distinguir um brasileiro de um argentino ou italiano com base em determinados hábitos alimentares, gestos e atitudes, ou modos de comportamento, que os caracterizam. O corpo e os gostos dos indivíduos sofrem uma socialização que a adaptá-los a determinada ambiente sociocultural;

· Nível efetivo:em que podemos verificar, por exemplo a modificação o namoro e o desabrochar do amor entre os jovens para servir de base ao casamento, contrapondo –se á conveniência ou aos interesses entre as respectivas famílias:

· Níveis de pensamento :quando as faculdades intelectuais se desenvolvem através da incorporação dos elementos da cultura. O indivíduo adapta-se a determinadas representação de imagens, categorias mentais e conhecimentos, estereótipos e maneiras de pensar de seu grupo.

A adaptação social de um individuo ao grupo não significa necessariamente conformidade social , mas supõe a utilização de certa margem de liberdade ou de autonomia que o meio concede . Essa liberdade ou autonomia varia de sociedade para sociedade , exigindo algumas delas uma conformidade mais completa e estrita do que outras . Mas é evidente que , para a sobrevivência da coletividade , deve existir um denominador comum entre os componentes e certo grau de adesão e conformidade ás normas estabelecidas .

Formas de Acomodação

Acomodação é um processo social com o objetivo de diminuir o conflito entre indivíduos ou grupos , reduzindo-o e encontrado um novo modus vivendi .
O modus vivendi é uma espécie de arranjo temporário , que possibilita a convivência entre elementos e grupos antagônicos e a restauração do equilíbrio afetado pelo conflito .A acomodação pode ser muito duradoura e aparentemente permanente , como no caso das castas , ou então transitória , como a existente entre as classes , numa sociedade aberta . Essa formo de processo social , decorrente do conflito , resulta em mudança de status de indivíduos ou grupo e / ou numa nova ordem social .




A acomodação pode assumir diversas formas :

· Coerção:Através das ameaças ou do uso da força , quando as partes envolvidas têm poderes desiguais ; o mais forte domínio a parte mais fraca . Exemplo : armistício após a guerra . A subordinação aparece envolvidas na guerra . A escravidão é também uma forma de acomodação por coerção .

· Compromisso: As partes , em luta , possuem igual poder e chegam á acomodação através de concessões mútuas . Este tipo de acomodação é comum nas disputas parlamentares , luta econômicas e diplomacia. .
Nestas última é também muito empregada a arbitragem ;

· Tolerância: Constitui o grau mínimo de acomodação , pois não significa necessariamente a solução das divergência s , mas maneiras de impedir o conflito manifesto .Exemplo a détente entre paises com ideologias opostos , visando a uma cooperação e a uma convivência para não chegar ao estado de beligerância .A única possibilidade de evitar a coerção reside na tolerância , como ocorre com os grupo religiosos dentro de alguns paises .

· Conciliação : Forma consciente de acomodação ; envolve mudança de sentimentos com a diminuição da hostilidade ; há harmonização entre os antagonistas . Exemplo: o respeito mútuo e a amizade que se podem desenvolver entre cientista que elaboraram e defendem teorias postas sobre o mesmo assunto .

· Assimilação : Assimilação é o processo social em virtude do qual indivíduos e grupo diferentes aceitam e adquirem padrões comportamentais , tradição , sentimentos e atitudes da outra parte . É um indicio da integração sociocultural e ocorre principalmente nas populações que reúnem grupos diferentes. Os indivíduos assimilam-se entre si , partilham sua experiência e sua historia , e participam de uma vida cultural comum .

· Contatos primários :o processo da assimilação ocorre naturalmente quando é possível contatos primários , como , exemplo , nos grupos de amizade . Quando os contatos são indiretos e superficiais , isto é , secundário s ; é mais provável a acomodação do que propriamente a assimilação ;

· Linguagem : Uma linguagem comum ou bastante semelhante colabora na rapidez da assimilação , já que é importante para manter contatos primários , e também para a comunicação . É através desta que as atitudes , valores e sentimentos podem ser compartilhados e assimilados ;

· Numero e concentração de indivíduos : quando imigrantes se estabelecem em grandes números , em determinada região , sua assimilação é mais difícil em virtude de que , no convívio entre si , quando se estabelecem em número reduzido , a convivência com o grupo local torna –se maior , facilitando o processo de assimilação ;

· Prestigio da cultura : Á medida que imigrantes se estabelecem em determinado pais , cuja cultura tem prestigio , em que desejam ser considerados como membro efetivo do novo grupo ou da nova sociedade , sua assimilação é mis rápida . Tal se verifica principalmente em paises onde os imigrantes além de não serem hostilizados , logo adquirem um sentimento de segurança e dispõem de facilidade para o trabalho e a vida em geral .

Nenhum comentário:

Postar um comentário