quarta-feira, 15 de abril de 2009

A FASE POMBALINA

A FASE REPLUBLICANA


A influência positivista torna-se mais marcante, no que se refere á educação nacional, o governo imperial atendia aos interesses da camada senhorial constituído de duas facções significativas: a ligada à lavoura tradicional(cana, tabaco, algodão)
O crescimento acelerado da camada média e a participação de seus elementos na vida pública através das atividades intelectuais, militares exército e mesmo religiosas.
Apesar de seu crescimento e descontentamento, a camada média não chegava a ser socialmente tão forte que sozinha pudesse levar avante um movimento que resultasse na modificação do regime político.Desta forma a mudança na ordem política ficava dependendo de uma cisão na camada dominante que fizesse com que uma das facções passasse a se interessar por tal modificação. Já que a burguesia internacional não faria pressão em contrário, o elemento novo na contradição fundamental da sociedade brasileira submissão x emancipação se desenvolve em termos de reconhecer que a forma de governo republicana seria uma garantia a exemplo do que aconteceu no início do século quando a abertura dos portos (1808)e a autonomia política(1822) desempenharam este papel, com o apoio da camada do café com aparente omissão da maioria da população e proclamação a republica(1889) e por esta razão, que se instala na organização escolar da primeira republica uma dualidade, fruto da descentralização , havia divergência como a citação de Nelson w. Sodré já assinalou .Ao grupo “senhores” era mais interessante continuar a taxar as importações pois o ônus era distribuído por toda a população .Percebe-se com isto havia pontos em comum que possibilitaram a composição existiam também sérias divergências , o que fazia com que tal composição fosse bastante circunstancial e instável sendo caracterizado o período ate 1894 como o de “crise da Republica desta maneira , a continuidade da camada media na liderança do processo político brasileiro só podia ocorrer pela forma das armas , pois falta-lhe esta base de classe por não dominar os meios de produção.
A falta de controle dos responsável pela aplicação e o desinteresse de significativos setores internos (senhores agrícolas) e externos (burguesia) em relação ao incentivo das atividades voltadas para o mercado nacional leva a iniciativa ao fracasso , já em 1891 .
Decretada neste ano e colocada em pratica no ano seguinte , a Reforma Benjamim Constant tinha como princípios orientadores a liberdade e laicidade do ensino , como também a gratuidade da escola primaria para que este aspecto fosse conseguido no ensino secundário , por exemplo, foi criado o exame de madureza , destinado a verificar se o aluno tinha a cultura intelectual necessária ao terminio do curso . A partir do 3- ano , seria introduzido tempo para a versão da matéria e, no 7 isto ocuparia a maior parte do horário por vários motivos , o resultado desta decisão foi alvo de critica .
Na realidade , o que ocorreu foi o acréscimo de matérias cientificas ás tradicionais , tornam o ensino enciclopédico . Este fato constitui outros motivos de criticas e acaba por comprometer a defesa do principio de que a base da formação humana deveria ser cientificas . Já em 1893 há uma modificação visando uma distribuição mais proporcional das matérias do Ginásio nacional com ampliação da parte literária anteriormente sacrificada.Os resultados conseguidos completamente distintos dos idealizados, comprovam mais uma vez ineficácia e os prejuízos de tal atitude intelectual.

A REPUBLICA DO CAFÉ COM LEITE

A decadência do café brasileiro no mercado internacional tornara frágil a fração dominante dessa camada ou seja fazendeiros de café. Vinham , então á cena no palco político aquelas frações econômicas e politicamente decadentes, como a dos senhores engenheiros que haviam perdido poder na organização poder na organização do sistema republicano.
Neste movimento que afirmava pretender republicanizar a republica uniam –se os artigos aliados aos novos adversários da chamada republica do café. O Brasil caminhava rapidamente numa conciliação de interesses internos externos para a industrialização dependente.Enquanto os setores conservadores da chamada superior zelavam pela manutenção dos seus privilégios educacionais os seus setores progressistas pregavam a modernização do sistema de ensino de elite.Até os anos 10 deste século a política educacional brasileira concretizada na legislação do ensino revelou o predomínio absoluto das exigências sociais do ensino revelou o predomínio absoluto das exigências sociais relativas ao ensino superior.A bandeira da universidade da escola era empunhada por progressistas das camadas superior e média a cata de alianças com setores populares e embalados pelo ideário político moderno, finalmente , pelos movimentos operário do período bastante significativos que exigiam a universalização dos direitos de cidadania entre eles o acesso á instrução.
Era o oportuno movimento da Escola Nova que incorporava as reivindicações educacionais populares no discurso e resolvia o problema da formação das novas elites na prática, assim acabou sendo denominado o ativo movimento dos especialistas em educação que transformariam o educacional numa mera discussão pedagógica.


A FASE POSTERIOR A REVOLUÇÂO DE 30

Luiz Pereira se refere ao período da revolução de 30 como sendo o do grande despertar da sociedade brasileira (pereira, 1970:126).
Duas causas básicas deste atraso passaram a ser atacadas de forma intensa ás vezes mais as vezes menos.
As duas causas, em realidade se interpenetram e quase se confundem no período a medida que tal dependência é caracterizada como sendo resultado de a economia estar baseada na agricultura de exportação exigindo a importação de manufaturados.Desta forma tem origem mesmo que de uma maneira um pouco confusa de início a ideologia política _o nacional- desenvolvimento e o modelo econômico compatível a substituição de importações. Os financistas norte - americano desejosos de ocuparem o lugar então ocupado pelos ingleses também têm interesses na mudança.Só não interferem mais diretamente devido á crise em que se encontram em 1929 ,diante da demora na tomada de medidas educacionais lançam o Manifesto dos Pioneiros da educação nova, foram programados e realizados vários congressos conferências onde eram debatidos os princípios fundamentais que deveriam orientar a educação nacional.
Ao mesmo tempo que representa um período renovador e fecundo pelos debates abertos representa paulatinamente um período de sectarizaçâo já que o grupo tradicional ao constatar a progressiva perda de influência em prol do renovador lança mão de formas taxativas e comprometedoras no contexto em relação aos oponentes.
A escola pública gratuita e leiga era vista pelos educadores como a situação ideal justamente com vista ao entendimento das aspirações individuais e sociais o que equivale ao contrário de qualquer imposição orientadora quer seja de ordem religiosa quer seja de ordem política.
Os educadores católicos com atitudes deste tipo representam nesse momento os interesses dominantes que produzem as injustiças sociais e as consagram quando chegam a identificar qualquer propósito de alteração social com algo muito mal definido o comunismo que aterrorizando certa base social a imobiliza ou a leva a agir contrariamente as mudanças.





REFORMA DE FRANCISCO CAMPOS

O novo estudo da universidade brasileiras propõe a incorporação de pelos o menos de três institutos de ensino superior , “incluídos os de direitos, de medicinas e de engenharias ou, ao invés de um deles a faculdade de educação Ciências e letras” Estes ultimas evidentemente, se volta para a premente necessidade de formação do magistério secundário regulamentada a atividade de contador e o curso comercial merece mais atenção do que o industrial , este sim de premente necessidade na conjuntura econômica que se delineava .


AS UNIVERSIDADES

Os decretos de Francisco Campos imprimi nova orientação , voltada para maior autonomia didática e administrativa , interesse pela pesquisa , difusão da cultura , visando ainda ao benefícios da comunidade .Em 1936 é reconhecido pelo governo federal a Faculdade de Filosofia S. Bento em São Paulo .fundada em 1908 pela Ordem Beneditina e que desde 1911 se agregara á Universidade Católica de Louvain (Bélgica ).

REFORMA CAPANEMA

Na vigência do estado novo (1937-1945) , durante a ditadura de Vargas o ministro Gustavo Caparem empreende outras reformas do ensino regulamentadas por livros decretos-leis assinados de 1942ª 1946 e denominados leis orgânicos do Ensino . Em pleno processo de industrialização do pais , persista a escola academia .Os curso mantidos pelo sistemas oficial não acompanham o ritmo do desenvolvimento tecnológico da industria em expansão .Outros aspecto discriminador,que contraria a bandeira de co-educacão dos escolanovistas ,se encontra na recomendação explicitas na lei de encaminhar as mulheres para os estabelecimentos de ensino de exclusiva freqüência feminina Assim em 1942 é criado o Senio (serviço nacional de aprendizagem industrial ) organizado e mantido pela Confederação nacional das Industriai. Dai o sucesso do empreendimento partícula paralelo .Como conclui Otaiza Romanelli, a
Legislação acabou criando condições para que a demanda social da educação se diversificasse apenas em dois tipos de componente;os componentes dos estratos médios e altos que continuaram a fazer opção pelas escolas que classificam socialmente e os componentes dos estratos populares. A reforma do ensino primário só regulamente após o Estado Novo em 1946 e institui diversas modificações. A criação do ensino supletivo de dois anos, apesar da expansão das escolas normais continua alto o número de professores leigos não formados e tal índice aumenta de 1940 em diante.
A pedagogia de Dewey é rica em aspectos inovadores e sua principal marca se encontra na oposição á escola tradicional.A pesar de suas posições – ideológica Dewey construiu idéias de caráter progressista como o autogoverno dos estudantes a discussão sobre a legitimidade do poder político.

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