quarta-feira, 15 de abril de 2009

CONSTRUVISMO

Liberdades reguladas
Martha Lourenço Viera

A metáfora religiosa do “caminho construtivista”

O construtivismo tem sido objeto de inúmeros estudos que partindo de pontos de vista diferenciados, tentam explicar e compreender o fenômeno da inserção e da divulgação desse referencial teórico no campo educacional


O CONSTRUTIVISMO DE /EM NOVA ESCOLA :
FORMA E CONTEÚDO DE UM DISCURSO


O “construtivismo” assim apresenta integra-se nessa linguagem e nesse processo de interlocução, com todas as suas característica e implicações.
O caminho construtivista:
A perspectiva construtivista está presente em toda a expansão da revista:capa primeira página, editorial , em todo os casos, por menor que tenha sido o seu destaque dentro da revista o construtivismo recebendo um tratamento diferenciado das demais matérias editadas,as “construtivistas” Emília Ferreira e Esther Grossi, representantes máximas desse referencial.
O “construtivismo “evidencia-se assim;como o tema principal das publicações da revista .Sua presença marcante no quadro geral de temas escolhidos para figurarem nas capas .Embora o construtivismo se apresente com tanta evidência nas publicações da revistas ;constata-se a ausência de uma conceituação do tema .
A metáfora do caminho construtivista em que se toma como objeto de análise o artigo “As agruras do caminho construtivista.
Por ser construído inteiramente em função da metáfora do “caminho construtivista” o artigo tipifica os demais textos construtivista” podendo ser tomado.
A metáfora do caminho é introduzida já no título do artigo e é caracterizada na construção do texto através de uma estratégia discursiva complexa, desta forma, o leitor que queira explicar a noção de construtivismo com que se opera no texto, será obrigado a fazê-lo através de uma leitura construída pela mediação da metáfora caminho construtivista, é interessante colocarmo-nos na pele desse leitor tentando para efeito de consideração posteriores caracterizar o construtivismo através destas duas possíveis leituras do texto: uma sem e outra com a lente da metáfora caminho construtivista .
Se informar sobre o caminho construtivista queira saber o que é o construtivismo irá construtivista queira saber o que é construtivismo, ira encontrar na articulação das vozes que constituem o texto poucas referências do tipo das citadas a seguir que definem o construtivismo como filosofia, prática de ensino teoria, etc.
O construtivismo é:
* Eficiente filosofia e prática de ensino.
* Prática eficientes de alfabetização.
* Uma teoria que desvenda os mecanismos de aprendizagem, mostrando que crianças e adultos podem construir juntos novos conhecimentos.
* Maneira modificada de ver as mesmas coisas.
Primeira lição: sozinho o alfabetizador não consegue desenvolver seu processo de mudança. Ou seja, não adianta ler freqüentar cursos e se calar. Quem resolve fazer a viagem construtivista precisa de acompanhantes precisa socializar seu processo.
O construtivismo entrou no Brasil há pouco mais de uma década de lá pra cá, vem conquistando adeptos nas redes públicos e particulares .Além disso, muda você mesma.Eu estou mais crítica em relação á sociedade.
O fazer opção pelo construtivismo nega-se tudo o que se fazia antes. Acaba com modelo.Você afirma que temos de colocar a criança em contato com a escrita .
Mas não pense que a vida da construtivista é um mar descobertas cor- de -rosa .A primeira reação é sempre insegurança ,explica Maria Leila Alves .
“Não sei se posso dizer que já sou uma professora construtivista” . Observando os resultados .Vou misturando coisas do construtivismo com métodos tradicionais.Todo esse processo é cansativo.
Conseguir chegar ao fim do caminho é , para um professor construtivista uma recompensa forte e emocionante.
Uma das descobertas mais emocionantes do construtivista é quando a criança pobre não é deficiente mental. Que ela aprende com qualquer outra criança.
O fundamental que a professora opta pelo caminho construtivista tem que enfrentar uma radical mudança de postura.
Todos os passos :
- do ambiente alfabetizador ; o espaço das exposições de trabalho ;
- as negociações com as turmas do outro horário para não destruírem os trabalhos dos seus alunos;
-as votações da turma para tomar decisões;
-coletivas, revistinhas, jornais, supermercados, correspondências, bilhetes , poesias , sessões de historia e festa junina.
Toda essa caracterização sugere fortes semelhanças entre o ``construtivismo, e a ideia da conversão religiosa.
Os passos para a conversão ao ``construtivismo ´´ são idênticos aos que se dão no domínio religioso : no inicio .a descrença e a resistência; depois as dúvidas dificuldades e críticas dos que não optaram pelo mesmo caminho finalmente a conversão total e a certeza da escolha.
Princípio básico tanto do construtivismo quanto de religião pois é essa conquista que garante a manutenção da doutrina sem adeptos ela não sobrevive.
O tradicional nem sempre eficiente mas seguro ou buscar uma saída mesmo riscos essa é a estrada do construtivismo.
As escolas privadas ás vezes fazem apregoando que construtivismo sem saber o que ele é nem perceber os ganhos conseguidos.
Toda essa caracterização sugere fortes semelhanças entre o construtivismo e a idéia da conversão religiosa.
O construtivista assim como o convertido deve abandonar as experiências que contrariam os princípios e dogmas da doutrina.
Os passos para a conversão ao construtivismo são idênticos aos que dão no domínio religioso: no início a descrença e a resistência, depois as dúvidas dificuldades e críticas dos que não optaram pelo mesmo caminho e finalmente a conversão total e a certeza da escolha princípios básico tanto do construtivismo quanto de religião pois é essa conquista que garante a manutenção da doutrina; sem adeptos ela não sobrevive.
O tradicional nem sempre eficiente mas seguro ou buscar uma saída mesmo correndo risco; essa é a estrada do construtivismo.
As escolas privadas ás vezes fazem, apregoando que são construtivista o que leva muita gente a criticar o construtivismo sem saber o que é nem perceber os ganhos já conseguidos.
Outro passo foi o amor pela leitura. Pela poesia. Antes eu não lia. E também sofria frente a situação novas a cada dia.
Confirmar e comprovar os princípios do construtivismo e acima de tudo conquistar novos adeptos e renovar a opção dos já convertidos, a presença de certos vocábulos e características que identificam a dicotomia BEM/MAL característica dos discursos religiosos faz com que os dois discursos se aproximem.
Os agentes da doutrina representados pelos construtivistas e do lado do MAL aqueles que contrariam os seus dogmas ou os agentes de outras doutrinas representados pelos tradicionais que se mostram rebeldes desobedientes e resistentes aos princípios do construtivismo.
Conquista de novos adeptos pode ser ainda observadora em certos trechos, que o público – alvo.
Ao apresentar o “construtivismo” como um desafio,deixa implícita uma incitação ao leitor que não optou pelo construtivismo .
Ao dicotomizar a prática pedagógica em tradicional ou construtivista e apontar a segunda como única saída eficiente , força o leitor “não construtivista” à escolher :ou ficar com a prática “ineficiente”,ou optar pelo “construtivismo”.
Através de estratégias discursivas do tipo das ilustradas pelo “construtivismo” e uma relação de conquista .Toda a argumentação se faz a partir da concepção de “construtivismo” que se quer.O “como”,que indica a idéia de modo ,de forma de agir bastante específico.Os modos de agir que Bernadete seguiu que a caracteriza e a define como construtivista .A formula do sucesso dela “não há modelo nem receita pronta e construtivista é aquele que cria seu próprio modelo, suas próprias receitas , seu próprio caminho.Uma nova visão de mundo e pelo prazer de ver seus alunos se desenvolvendo .
O construtivismo ultrapassa os moldes de uma teoria , na medida em que acarreta transformações que vão muito além do aspecto profissional, reabrindo a porta para reaprender a ver tudo a sua volta com novos olhos.

O conceito e a metáfora

São conceitos que podem ser agrupados em dois tipos principais:os que aludem ao construtivismo como filosofia e prática de ensino e os que sua linguagem ,maior proximidade com o discurso “construtivista”.No entanto ,tomando –se os efeitos causados por tal filosofia ,percebe – se que sua abrangência vai além da área do ensino. Concluindo como prática o construtivismo é definido por modos de proceder específicos . Como filosofia é um “caminho”.


Nota

Este estudo tomou como de análise o discurso “construtivismo” veiculado pela revista Nova Escola.

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