quarta-feira, 25 de março de 2009

एस्कोला ऐ CURRICULO

ESCOLA, CURRÍCULO E ENSINO


Na postura implica considerar a escola como uma instituição social, órgão por excelência que dimensiona a educação de um ângulo formal e sistemático, constituída contraditoriamente de duas faces: a conservadora e a progressiva , seus pressuposto predominantemente ligado á doutrina liberal.Suas preocupação básica é o cultivo individual , a fim de preparar o homem para o desempenho de papéis sociais. Facilitadora do processo de divisão técnica e social do trabalho na verdade ela reforça as desigualdades sociais , porque se propõe igualar indivíduos desiguais.
Escola progressista-parte do princípio de que a educação escolar é parte integrante da sociedade. Ela reflete as contradições da estrutura social .Colabora na divulgação de uma nova concepção de um mundo, trabalha em prol das camadas mais pobres da população,voltada para a emancipação do homem.
Escola conservadora- é reprodutora da ideologia que respalda a sociedade capitalista, divorciada da realidade histórico-social. Essa maneira de compreender o papel da escola aponta necessariamente para a conservação das instituições escolares que não tem conseguido ensinar o aluno de maneira consistente .assim ,crenças , ideias e valores coerentes com a ordem social vigente .Uma escola que não tem o que ver com os problemas com o aluno. A escola conservadora esta ligada a uma organização porque a organização escola é racionalizada e é também parte da lógica do capital geradora de conflitos em que os professores se opõem a supervisores , diretores , secretários ,conselhos , enfim ,assiste a lutas de todos entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário